Avaliação Neuropsicológica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você sabe o que é Avaliação Neuropsicológica?

A Neuropsicologia é a área da Psicologia e das Neurociências que estuda as relações entre o sistema central, o funcionamento cognitivo e o comportamento. Possui interface com as áreas da neurologia, psicologia, geriatria, psiquiatria, fonoaudiologia, pedagogia, forense e recentemente com a economia e o marketing.

O que é Avaliação Neuropsicológica?

A Avaliação Neuropsicológica é um exame que consiste no auxílio diagnóstico diferenciado de quadros neurológicos e transtornos psiquiátricos. Investiga a natureza e o grau de alterações cognitivas como atenção, memória, linguagem,entre outras, e pode monitorar a evolução de quadros neurológicos e psiquiátricos e planejar programas de habilitação e reabilitação.

É realizada através de instrumentos sistematizados que mensuram e descrevem as funções cognitivas que encontram-se preservadas ou alteradas em cada fase do desenvolvimento humano. Os resultados permitem esclarecer e levantar hipóteses e formular formas de intervenção adequadas para cada caso e para cada faixa etária.

QUANDO FAZER?

É recomendada em qualquer situação em que exista suspeita de dificuldade cognitiva, comportamental, neurológica e psiquiátrica em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Geralmente um profissional da área da saúde ou educação solicita a avaliação como forma de auxílio e compreensão de alguma manifestação da dificuldade apresentada. Contribui sobremaneira no auxílio diagnóstico.

Sempre atentos!!