Estética Oral (Lentes de Contato e Facetas de Porcelana)

Darwin Bertolla

CRO-SP 80199
Share on linkedin

Atualmente, cada vez mais pessoas procuram saúde e estética na odontologia. A busca pelo sorriso perfeito tem sido unanimidade nos consultórios e clínicas.
Dentre as soluções para a busca do sorriso perfeito, estão as lentes de contato e as facetas de porcelana.

Qual a diferença entre elas?

Ambas são feitas com o mesmo material, a porcelana
A principal diferença, é de a lente de contato ser extremamente fina, com espessura de 0,2 mm ( mesma da lente de contato ocular, por isso o nome); e por isso necessita de pouquíssimo desgaste dental, ou nenhum. A faceta, necessita de mais desgastes, porém, possui uma maior gama de indicações.

Lentes de contato

Indicações:
· Indicadas para dentes com boa coloração (por ser muito fina, a alteração de cor é atingida no máximo em 2 tonalidades)
· Altera formato e textura
· Fechamento de espaços
· Aumento de comprimento e largura
· Arredondamento de ângulos

Contra indicações:
· Dentes muito escurecidos
· Dentes com muita perda de estrutura (geralmente dentes com canal feito)
· Pacientes com bruxismo ou mau habito de roer unhas
· Dentes com superfície sobressalente

Facetas de porcelana

Não são tão finas como as lentes de contato e por essa razão necessitam de um desgaste maior da estrutura dentária
Indicações:
· Alteração da textura superficial
· Alteração do alinhamento dental
· Mudança de cor (podem conter variados tons e translucidez)
· Alteração do formato e modificação de determinados posicionamentos

Contra indicações:
· Dentes com pouca estrutura dental (nesse caso, é indicado coroa total)
· Dentes que exigem um maior desgaste para mudança de posicionamento
· Dentes com tratamento de canal e com boa estrutura remanescente, a faceta pode ser indicada, desde que instalado um núcleo de reforço

Manutenção

Recomenda-se o uso da placa de mordida noturna no caso das lentes de contato, afim de preservá-las, bem como o retorno ao consultório a cada 6 meses.
Já a faceta de porcelana, não exige uma manutenção constante, por ser mais resistente.
Os valores são basicamente os mesmos.

Caso Clínico

Paciente do sexo feminino, 40 anos de idade, insatisfeita com a divergência de cores e posicionamento de seus dentes.
O dente com coloração diferente dos demais, já havia efetuado tratamento de canal, e com bastante remanescente, então foi optado pela instalação de um núcleo (pino de reforço dentro da raiz) e instalação de facetas nos quatro dentes.

Repare na diferença de coloração e posicionamento dos dentes anteriores superiores
Aqui, o posicionamento com mais detalhes
Facetas de porcelana prontas
Repare o novo posicionamento